Temas avançados em teoria da decisão

A conclusão do último artigo que publiquei neste neste blog, intitulado “Aprender a escrever? O que eu ganho com isso?” praticamente implorava por uma continuação. Afinal, o que devo fazer caso a melhor opção não salte aos meus olhos após preencher a matriz de decisão? Trata-se de uma dúvida justa e inevitável do leitor que tenha acompanhado atentamente a argumentação desse artigo..

Assim, tomei a iniciativa de redigir uma resposta completa a essa pergunta, sob a forma de uma pequena série de artigos. O primeiro foi publicado ontem, sob o título ” O processo decisório e o preço da mudança de opinião (PMO)“.

A decisão de publicar essa continuação no site da empresa em que trabalho foi devida à característica eminentemente gerencial que fui obrigado a assumir no texto desse artigo. Na prática, é impossível abordar situações de decisão mais complexas sem recorrer a certos conceitos avançados em teoria da decisão, além do inevitável recurso a certos elementos de jargão típicos da Administração, Economia, Estatística, Psicologia, Sociologia, entre outros.

Neste blog, pretendo publicar apenas temas relativos à redação e à sua decisão de aprimorá-la. Portanto, decidi publicar o novo artigo sobre teoria da decisão no blog da empresa, pois é lá que normalmente reúno meus artigos sobre temas gerenciais.

Por outro lado, não poderia deixar de avisar ao leitor eventualmente interessado em um maior aprofundamento no tema do último artigo sobre a disponibilidade de uma continuação, ainda que em outro website. Afinal, entre os leitores deste blog certamente podemos encontrar alguns executivos, empresários ou outros profissionais interessados no funcionamento dos processos decisórios.

Lembro que o artigo sobre o Preço da Mudança de Opinião (PMO) é apenas o primeiro, estando previsto pelo menos mais um artigo, em que tratarei dos cálculos dos valores de cada alternativa e outros temas avançados como, por exemplo, a conveniência de tomar a decisão imediatamente ou adiá-la por um prazo determinado.

Enfim, espero que você goste de ler esse novo artigo e, caso tenha algum comentário a fazer, fique à vontade para entrar em contato e expor os seus pensamentos.

Aulas de Redação Online