Uma biblioteca na palma de uma das mãos

No último dia dos namorados, ganhei de minha esposa um Amazon Kindle, leitor de livros eletrônicos extremamente leve, compacto e confortável. Somente ontem à noite tive tempo para explorar os seus recursos e, efetivamente, me dedicar a ler um livro usando o aparelho.

Amazon Kindle: incrivelmente, é tudo verdade!

Amazon Kindle: incrivelmente, é tudo verdade!

Ainda estou fascinado. O Kindle é realmente tudo o que diz a propaganda no site da Amazon, uma espécie de tablet otimizado para leitura. Para começar, a tela tem realmente aparência de papel, com tratamento anti-reflexo. Ao contrário de um tablet, você precisa de luz ambiente para ler. Para quem vai ler um livro, isso não é uma desvantagem, já que a luz emitida por monitores e telas provocam cansaço visual após a exposição prolongada, o que não acontece no Kindle.

Amazon Kindle: mais fino do que um lápis.

Amazon Kindle: levíssimo, mais fino do que um lápis.

O produto é muito fácil de configurar e personalizar. Entre os recursos que mais me encantaram, cito os dicionários de inglês e português, que exibem definições automáticas conforme você move o cursor pelo texto. O navegador web também é muito prático e configurável, permitindo que o leitor faça consultas para se aprofundar no conteúdo dos textos. Recomendo apenas que você desabilite o javascript do navegador, para evitar ameaças de sites maliciosos e reduzir o aborrecimento provocado pelos anúncios publicitários mais invasivos.

Eu optei pelo modelo mais barato, sem tela de toque, porque, na minha experiência, a tela de toque atrapalha mais do que ajuda a leitura. Quando lia livros no tablets, os esbarrões acidentais na tela com mudança involuntária de páginas eram um problema constante para mim. Entretanto, se você é do tipo que não consegue viver sem uma tela sensível, a Amazon oferece opções do Kindle com esse recurso.

Professor Alexei Oliveira, feliz com seu Kindle!

Professor Alexei Oliveira, feliz com seu Kindle!

Entenda: o Kindle não é um concorrente do seu smartphone ou tablet, que você também usa para jogar Angry Birds (adoro!): o Kindle foi concebido como um livro eletrônico, que você pode ler a qualquer hora, em qualquer lugar, sem o inconveniente de carregar um pesado volume impresso em papel. Se você contar que nos 200 gramas de um Kindle cabem cerca de 1000 livros, a vantagem do aparelho sobre os livros de papel se torna avassaladora.

Enfim, o Kindle é uma biblioteca particular que cabe na palma de uma de suas mãos. Decididamente, por mais que eu tenha um vínculo afetivo com minha pesada coleção de livros de papel, é certo que, daqui para frente, investirei mais em livros eletrônicos do que em livros “físicos”.

Mais uma vez, se você decidir comprar o seu clicando nos links e imagens desta página, você estará colaborando com este projeto educacional, já que uma parte do preço que você pagar pelo aparelho será revertida em créditos para compra de livros na própria Amazon.com.

Aulas de Redação Online