Após 1 ano de atividade nesse curso, já acumulamos bastante experiência na resposta às dúvidas dos alunos e candidatos, por isso decidimos consolidar esta “F.A.Q.”, isto é, um conjunto de respostas às dúvidas mais frequentes. Como o curso inevitavelmente evoluirá ao longo do tempo, atualizaremos periodicamente esta seção de perguntas e respostas.

Sumário:

Dúvida #1: “Qual é o formato das lições?”
Dúvida #2: “As lições serão enviadas por e-mail ou terei que baixá-las? Qual o software utilizado? Gostaria de saber também como é feita a correção das lições e, caso eu tenha dúvidas sobre a matéria ou o exercícios, como elas serão solucionadas.”
Dúvida #3: “É necessário criar um e-mail no Gmail para fazer o curso?”
Dúvida #4: “Qual é o tamanho de cada lição?”
Dúvida #5: “Há exercícios com propostas e simulações de redação? Estou me preparando para concurso público/vestibular/ENEM e acredito que as simulações sejam importantes”.
Dúvida #6: “Eu já sei escrever bem, mas tenho grande dificuldade com pontuação (ou Gramática, ou outro tema qualquer). Você poderia fazer aulas específicas para esse objetivo?
Dúvida #7: “Como funciona o atendimento via Skype®?”
Dúvida #8: “É possível ter sucesso no curso fazendo os exercícios apenas no fim de semana?”
Dúvida #9: “O Google Docs® está lento! Posso enviar minhas respostas por e-mail?”
Dúvida #10: “Estou me preparando para este concurso específico que faz uma série de exigências sobre “formas textuais” de redação, inclusive definindo uma rígida sequência de desenvolvimento de assuntos nos parágrafos. Este curso vai me ajudar?”
Dúvida #11: “120 aulas? O curso vai demorar muito!”

Data da última edição: 04 de dezembro de 2015.

Dúvida #1: “Qual é o formato das lições?”

Trata-se de um curso em 120 aulas. Portanto, há alguma variação, mas o esquema básico é o seguinte:

1 – Texto introdutório contendo uma explicação sobre um tema fundamental da Redação em Língua Portuguesa, com ênfase na aplicação prática dos conceitos. O recurso à teoria é reduzido ao mínimo indispensável.

2 – Um conjunto de exercícios em que você aplicará na prática os conceitos da lição.

3 – Um “resumo da lição”, isto é, uma frase que condensa tudo o que você precisa memorizar sobre o conceito estudado.

Dúvida #2: “As lições serão enviadas por e-mail ou terei que baixá-las? Qual o software utilizado? Gostaria de saber também como é feita a correção das lições e, caso eu tenha dúvidas sobre a matéria ou o exercícios, como elas serão solucionadas.”

No momento, estou usando a ferramenta de edição de documentos online chamada “Google Docs®”. O Google Docs® é uma versão simplificada de processadores de texto como o Microsoft Word® e o LibreOffice Writer®, com a diferença de que o software é executado em seu navegador web, não sendo necessário baixar nenhum programa, nem sequer salvar um arquivo em seu computador. Depois que a lição estiver pronta, acessarei o documento em meu próprio computador e escreverei as correções diretamente, como você pode conferir na figura a seguir. Esta é uma forma muito prática de trabalhar, porque evita a troca por e-mail de dezenas de cópias com versões diferentes de arquivos de processadores de textos.

Figura 1 - Google Docs: captura de tela
Figura 1 – O Google Docs é, hoje, a ferramenta mais prática, eficiente e segura de implementar este curso online de redação.

Observação importante: não tenho qualquer espécie de vínculo, acordo ou contrato com a empresa “Google®” ou com os seus serviços “Google Docs®”, “Google Drive®” ou “Gmail®”, sendo perfeitamente cabível, durante o decorrer do curso, a troca dos serviços dessa empresa pelos de outra que apresente maiores vantagens ou facilidades, a nosso exclusivo critério.

Dúvida #3: “É necessário criar um e-mail no Gmail para fazer o curso?”

É o próprio Google® que afirma que o Google Docs® não permite o acesso de arquivos privados a usuários que não tenham uma conta Google.

Além dos problemas de compatibilidade, o desenvolvimento do curso envolve intensa troca de e-mails. Quando as pessoas usam os e-mails pessoais para fazer o curso, tornam-se muito frequentes os casos em que, mescladas a assuntos pessoais e profissionais, as mensagens do curso passam despercebidas ou, pior, caem no filtro anti-spam e desaparecem para sempre.

Por isso, tornei obrigatória para os estudantes deste curso a criação de e-mail no Gmail® exclusivo para o curso. O Gmail é grátis e funciona bem tanto em desktops e notebooks como em smartfones e tabletes. Você pode acessá-lo via webmail ou configurá-lo para acesso no seu cliente de e-mail favorito, como o Microsoft Outlook® ou o Mozilla Thunderbird®. Com um endereço no Gmail® você poderá fazer este curso com total tranquilidade e concentração no que realmente interessa a você: aprender a escrever bem!

Dúvida #4: “Qual é o tamanho de cada lição?”

Há variações ao longo do curso. Há lições que ocupam menos de meia página, há lições que se estendem por 4 ou 5 páginas. As primeiras 15 lições do curso são bastante curtas. À medida que o curso progride para abordar questões mais complexas, o tamanho médio da lição tende a aumentar. De forma geral, procuramos reduzir a leitura em cada lição ao mínimo indispensável ao aprendizado. De todo modo, na maior parte dos casos, os exercícios foram planejados para que você consiga resolvê-los em não mais do que 45 minutos.

Dúvida #5: “Há exercícios com propostas e simulações de redação? Estou me preparando para concurso público/vestibular/ENEM e acredito que as simulações sejam importantes”.

Praticamente todas as lições incluem exercícios práticos em que você terá de escrever alguma coisa. As exceções são raras, não chegando a meia dúzia num total de 120 lições, limitadas a alguns poucos temas em que a reflexão pessoal é mais importante do que o exercício prático.

Por outro lado, o curso foi projetado para abordar os temas em etapas. Assim, na parte 1, você fará exercícios específicos sobre vocabulário. Na parte 2, seu trabalho será redigir frases. Na parte 3, você exercitará a redação de parágrafos. Na parte 4, você aprenderá a planejar sua redação e somente nas últimas lições desta parte é que você fará sua primeira redação completa. Já nas partes 5 e 6, você se dedicará integralmente a produzir redações extensas, em alto nível, nas quais aplicará tudo o que aprendeu nas partes anteriores e ainda aprenderá novas técnicas.

Há um forte motivo para que o curso funcione dessa maneira: como todos nós ― estou me incluindo nesse conjunto! ― no Brasil, recebemos uma formação educacional extremamente deficiente, é indispensável que o aluno deste curso exercite e domine todos os fundamentos, todas as habilidades elementares que as escolas não ensinam.

Tome nota: no Brasil, nenhuma escola e nenhum professor de redação ensinam os critérios para escolha do vocabulário, nem a síntese sintática, nem as técnicas mais elementares de redação de parágrafos.

Ora, sem esses fundamentos, é impossível ensinar redação, é como tentar ensinar Cálculo Integral a quem sequer decorou a tabuada.

Por outro lado, uma vez que você domine todos os fundamentos, não precisará, nunca mais, temer nenhuma prova discursiva ou prova de redação em concurso público. Tudo o que você precisará fazer para ter sucesso nessas situações será estudar as exigências particulares de cada concurso, já que cada um deles inventa um conjunto de regras para atender à conveniência da instituição. Ao final deste curso, você terá à sua disposição todas as ferramentas para redigir literalmente qualquer coisa em Língua Portuguesa.

Dúvida #6: “Eu já sei escrever bem, mas tenho grande dificuldade com pontuação (ou Gramática, ou outro tema qualquer). Você poderia fazer aulas específicas para esse objetivo?

As aulas deste curso foram concebidas e dispostas numa sequência lógica, de tal modo que um assunto conduza ao seguinte de forma natural e contínua. Deste modo, nós só abordamos o assunto “pontuação”, por exemplo, nas lições 39 e 40, por três motivos:

  1. Não é possível estudar “pontuação” antes de ter dominado alguns aspectos fundamentais da sintaxe;
  2. Não é possível estudar sintaxe sem dominar os elementos básicos da construção de frases;
  3. Também não é possível abordar a construção de frases sem dominar os principais critérios de seleção das palavras com as quais você redigirá suas frases.

De fato, os problemas de “pontuação” e de “concordância” que você identifica em seu texto são, muito provavelmente, sintomas de um problema maior, que precisa ser enfrentado em etapas, um passo de cada vez, sem atropelos, sem ansiedade. Se você desprezar estas etapas iniciais como se fossem irrelevantes diante daquele que você acha que é seu “verdadeiro problema”, você o eternizará ao não adquirir as habilidades essenciais ao domínio das etapas posteriores.

A proposta deste curso é dizer “chega” aos “remendos” e “tapa-buracos”! Voltemos ao início e aprendamos tudo o que deixamos para trás, por preguiça nossa ou descuido de nossas escolas ou professores.

Dúvida #7: Como funciona o atendimento via Skype®?

O atendimento via Skype® é uma opção de resolução de dúvidas que, eventualmente, venham a persistir mesmo após as correções do Google Docs®. Havendo necessidade, marcaremos um horário para atendimento. A maior parte dos alunos não sente necessidade desse atendimento durante o curso.

Mais uma vez, é importante observar que não temos vínculo com a empresa, parceiros ou produtos da marca Skype®, sendo possível a adoção de outro método de comunicação ao longo do curso, a nosso exclusivo critério.

Dúvida #8: É possível ter sucesso no curso fazendo os exercícios apenas no fim de semana?

O sucesso neste curso depende da realização habiltual, sistemática e disciplinada dos exercícios, de preferência no mesmo dia de sua publicação.

Não existe forma de aprender a escrever, senão escrevendo regularmente, sob a orientação de um professor interessado no seu progresso. Se você deixar que os exercícios se acumulem para resolvê-los todos de uma vez no mesmo dia, estará privando a si mesmo de dois fatores essenciais ao aprendizado: (1) a regularidade e (2) o tempo de assimilação. Também não basta apenas ler as lições, é preciso que você exercite os conceitos que leu, tentando resolver algum problema de redação.

Por favor, sinta-se à vontade para relatar quaisquer problemas ou dificuldades que tenha durante o curso. O ativo mais valioso que você adquiriu ao se matricular neste curso foi a possibilidade de receber orientação personalizada. Aproveite seu investimento!

Dúvida #9: O Google Docs® está lento! Posso enviar minhas respostas por e-mail?

Para nossa comodidade e segurança, peço que escreva suas respostas diretamente no Google Docs®, usando uma opção de cor azul escura. Desta forma, as correções e comentários se tornam mais dinâmicos. Se você quiser incluir algum comentário ou dúvida junto às suas respostas, fique à vontade.

Caso o Google Docs® esteja muito lento ― isso acontece às vezes ― faça o seguinte:

1) Copie o texto do site para um documento em seu editor de textos preferido.
2) Resolva “offline” os exercícios no seu próprio editor de textos.
3) Quando estiver tudo pronto, copie o texto do seu editor de textos para o documento do Google Docs®.

Não faremos correções de documentos enviados por e-mail, por ser inviável administrar centenas de versões diferentes de arquivos produzidos em dezenas de versões diferentes de processadores de textos de uma infinidade de fabricantes usados por cada um dos alunos que se matriculam neste curso, vindos de todos os lugares do Brasil.

Além da própria impossibilidade administrativa, há ainda que considerar a exposição dos alunos ao risco de infecção de seus computadores por vírus e cavalos de troia, já que os documentos de texto são sabidamente vulneráveis a esse tipo de ameaça.

Por isso, a única maneira disponível para acessar e corrigir as lições neste momento é o Google Docs. Mas, se você estiver familiarizado com o Microsoft Word®, com o LibreOffice Writer® ou outro processador de textos popular, não terá dificuldade alguma para se adaptar, já que a interface do Google Docs® é extremamente simples e fácil de usar.

Dúvida #10: Estou me preparando para este concurso específico que faz uma série de exigências sobre “formas textuais” de redação, inclusive definindo uma rígida sequência de desenvolvimento de assuntos nos parágrafos. Este curso vai me ajudar?

O objetivo deste curso é ensinar a redigir bons textos dissertativos-argumentativos em Língua Portuguesa. Uma vez que você tenha atingido esse objetivo ― aprender a redigir bons textos dissertativos-argumentativos em Língua Portuguesa ― você será capaz de escrever literalmente qualquer coisa: redações de vestibulares, cartas comerciais, projetos de conclusão de curso superior, dissertações de mestrado e doutorado, provas dissertativas sobre qualquer assunto, ensaios, artigos, manuais, livros técnicos… Até bulas de medicamentos!

Minha preocupação como professor é atender às pessoas que querem se tornar bons escritores em sua área profissional. O objetivo deste curso não é formar poetas, romancistas, novelistas, biógrafos, roteiristas de rádio, cinema e TV ou redatores publicitários, já que essas são “formas textuais” que exigem formação profissional específica.

Já as “formas textuais” exigidas em vestibulares e concursos públicos não passam de variações do velho e bom texto “dissertativo-argumentativo”, com um ou outro detalhe formal que pode ser aprendido em cinco minutos, numa rápida pesquisa internet.

O difícil mesmo é saber escrever. Com sonoridade, Lógica e uso inteligente da Gramática. É este o foco deste curso online de redação.

É claro que se você estiver apenas em busca de “dicas rápidas para passar na prova de redação deste concurso aqui” este, definitivamente, não é o curso para você. Mas, se o seu objetivo for aprender a escrever bem de uma vez por todas, para que nunca mais na vida se sinta inseguro ao redigir um trabalho de faculdade, um documento no seu local de trabalho ou qualquer prova de redação de qualquer concurso, este é o curso ideal para você.

Dúvida #11: 120 aulas? O curso vai demorar muito!

Se você estiver com muita pressa, pode terminar o curso muito rapidamente, simplesmente contratando 20 aulas por mês, o que resulta em praticamente uma aula por dia, de segunda a sexta. Em três meses, você terá completado metade do curso e, sem dúvida alguma, estará se sentindo muito mais seguro ao redigir do que hoje. De fato, já na primeira semana o seu texto já terá dado grande um salto de qualidade. Se estiver com menos pressa, ou se tiver limitações de orçamento, você pode escolher pacotes com 12 ou 8 aulas mensais. Consulte os planos em nossa página de matrícula.