Os segredos da redação de bons parágrafos

Uma vez que o estudante de um curso de redação tenha dominado os fundamentos da composição de boas frases, o desafio seguinte é aprender a estruturar essas frases em parágrafos. Intuitivamente, o estudante sabe que os parágrafos que se apresentam como longos “blocos” de texto intimidam o leitor, dificultam a leitura e retardam a compreensão da mensagem. Por outro lado, um texto composto apenas por parágrafos curtíssimos, com uma ou duas frases cada um, assemelha-se mais a uma coleção de slogans publicitários, a um punhado de frases soltas que não se integram para formar uma sequência lógica de pensamento. O estudante é, portanto, permanentemente acometido por dúvidas quanto ao “momento certo” de “quebrar” a sequência de frases, dando início a um novo parágrafo. Os livros-textos tradicionais sobre técnica de redação não colaboram para mitigar essa sensação de incerteza com suas explicações repletas de jargão incompreensível e de regras seguidas de dezenas de exceções. Neste artigo, proveremos algumas orientações práticas para ajudá-lo a reconhecer o “momento certo” de pressionar “Enter” no teclado de seu computador e dividir seu texto em blocos de frases coerentes e agradáveis de ler.

Foto mostra livro aberto em ‘close’ com visível divisão em parágrafos e um par de óculos de leitura repousando sobre suas páginas

A divisão do texto em parágrafos auxilia a leitura, reduzindo o cansaço visual do leitor. Fonte: Opened book by Dan em Freedigitalphotos.net.

A dupla natureza dos parágrafos

A divisão de um texto em parágrafos é uma decisão consciente motivada por pelo menos um entre dois objetivos. O primeiro é a redução do cansaço visual do leitor. Um texto composto por grande número de parágrafos excessivamente longos, que se estendam por uma página inteira ou mais, torna-se de leitura difícil pela maioria das pessoas. Um dos sintomas de cansaço visual durante a leitura é a situação em que o leitor se distrai e “perde o fio da meada” durante a leitura de um parágrafo mais longo e experimenta dificuldade em encontrar o ponto em que se encontrava no momento em que ocorreu a distração. Conforme esses episódios se sucedem, o leitor perde o ânimo e desiste. A divisão do texto em parágrafos previne a ocorrência desse problema ao criar “pontos de referência visual” e “pausas para descanso” (linhas em branco) periódicas para que o leitor administre melhor seu fluxo de leitura.

A segunda motivação para que um leitor inclua parágrafos em seu texto é a possibilidade de dividir sua exposição, argumentação, descrição ou narrativa, apresentando-a em partes visualmente demarcadas numa sequência lógica. Por exemplo, observe este seção deste artigo: na primeira frase, dissemos que a divisão de parágrafos pelo escritor seguia pelo menos um entre dois objetivos. Portanto, dedicamos o primeiro parágrafo desta seção a explicar o primeiro objetivo e, o segundo parágrafo, ao segundo objetivo. Houvesse um terceiro e um quarto objetivos, faria todo o sentido apresentá-los, respectivamente, num terceiro e quarto parágrafos nesta mesma seção.

Em síntese, a divisão de texto em parágrafos obedece ao duplo critério de (1) conforto visual e (2) organização das informações. Ao agrupar informações em parágrafos, o escritor simplifica o entendimento do texto, esclarecendo visualmente para o leitor quais ideias ou fatos interconectam-se em sua linha de raciocínio.

Os três tipos básicos de parágrafos

Do ponto de vista da organização das informações, os parágrafos podem ser classificados em três tipos elementares relacionados à sequência em que aparecem no texto.

O primeiro parágrafo é chama-se “parágrafo de abertura”. Sua função é despertar no leitor o interesse pelo texto, dando início ao processo de fazê-lo seguir sua argumentação até o final. Ele serve como uma espécie de “anzol” que “fisga” o interesse do leitor. Se considerarmos que, na internet, uma proporção entre 26 e 40% do total dos visitantes de um site não vão além de uma rápida espiada na página, número que sobe para até 60% no caso de sites de conteúdo, o parágrafo de abertura assume importância decisiva no sucesso de um artigo para publicação na web. No mínimo, o parágrafo de abertura deve dizer (1) qual é o assunto do texto como um todo, (2) quais serão as informações mais interessantes apresentadas no texto e (3) de que modo o leitor se beneficiará ao ler o texto até o final.

Os parágrafos que se seguem ao de abertura são chamados de “parágrafos de desenvolvimento”. Neles, o escritor apresentará as informações em que se apoiam as promessas do parágrafo inicial: fatos, argumentos, explicações, descrições, depoimentos, documentos, citações, testemunhos, exemplos, entre muitas outros tipos de informação. Os parágrafos de desenvolvimento têm a missão de manter aceso o interesse do leitor durante seu “passeio” pelas ideias do autor. Incluir “atrações especiais” e “surpresas” durante esse “passeio” é essencial num contexto em que mais da metade dos visitantes de um artigo na internet não chegam a ler a metade do seu conteúdo! No caso de artigos científicos, um estudo chegou até a afirmar que, em sua maioria, seriam lidos apenas pelos seus autores e pelos editores responsáveis por sua publicação! Mais adiante, veremos algumas ideias que você poderá aplicar a seus parágrafos de desenvolvimento para torná-los mais atraentes e interessantes para os seus leitores.

Finalmente, precisamos tratar do parágrafo de encerramento. Caso você tenha obtido sucesso em conduzir o leitor até o último parágrafo, premie-o por seu esforço e boa vontade com um resumo rápido, em poucas frases curtas, da linha de raciocínio apresentada no texto para que seu leitor registre-as facilmente na memória. Em seguida, recorde, também muito rapidamente, os benefícios que ele obteve ao acompanhar o seu texto até o fim. Por fim, inclua uma pequena surpresa: uma conclusão inesperada, uma informação curiosa, uma leve ironia, um estímulo ao aprofundamento, uma exortação. O importante é que seu leitor sinta que valeu a pena ter lido o seu texto, desde a primeira até a última frase!

Divisão dos parágrafos de desenvolvimento

Há incontáveis maneiras de redigir parágrafos de desenvolvimento. De fato, é neles que o autor apresenta o seu pensamento em toda a sua originalidade, o lugar em que ele demonstra a extensão e a profundidade do seu conhecimento do tema sobre o qual discorre no texto. Por esse motivo, considero inúteis e contraproducentes os modelos padronizados de parágrafos contidos em muitos livros e cursos de redação. Esses modelos oferecem uma solução excessivamente cômoda para o estudante, incentivando-o a ceder à preguiça. Na melhor das hipóteses, os cursos baseados em modelos rígidos de redação de parágrafos realizarão a façanha de conseguir que todos os seus alunos escrevam de forma idêntica, resultando impossível distinguir um autor de outro ao erradicar toda a criatividade do processo de redação.

Sobre esse assunto, vale dizer algumas palavras sobre um “bicho-papão” que confunde mais do que esclarece, em torno do qual se faz muito barulho por nada: o famoso “tópico frasal”. Para começar, trata-se de uma má tradução da expressão inglesa “topic sentence”, para cuja tradução proponho as expressões “frase-tópico” ou “frase-tema”. Como diz o nome, a frase-tema é apenas uma frase que explicita sinteticamente o “tema” (no sentido de “tópico” ou “assunto”) do parágrafo em que foi redigida. Ora, se você for redigir uma frase-tema para todos os parágrafos de seu texto – uma exigência absurda que já li em edital de concurso público! – o seu texto resultará inexprimivelmente chato, afugentando os leitores logo no início de sua exposição.

Em vez de se preocupar com regras e modelos fixos que farão de seu texto um manancial inesgotável de tédio para seu leitor, você deveria preocupar-se em enriquecer os seus parágrafos com fatos, dados, números, comparações, narrativas, descrições, explicações, citações, e assim por diante. Faça de cada parágrafo uma fonte de novidades interessantes para seu leitor e ele terá prazer em acompanhá-lo até o fim de seu texto.

Finalmente, não se esqueça de que cada parágrafo de desenvolvimento deve conter uma, e apenas uma, informação principal, a que chamamos de “ideia central”. Não tente “estofar” seus parágrafos com informações em excesso, ou você confundirá o leitor. O que você precisa fazer é apresentar, explícita ou implicitamente, essa ideia central em algumas poucas frases e, em seguida, rodeá-la de informações secundárias que lhe deem sustentação.

Conclusão

A boa redação de parágrafos é uma competência fundamental para fins de legibilidade ao contribuir para a redução do cansaço visual do leitor e ao demarcar visualmente a disposição das informações ao longo do texto. O seu desafio como escritor é redigir parágrafos que capturem a atenção e mantenham o interesse dos leitores. Para realizar esse objetivo, uma combinação de informações interessantes aliadas a alguma criatividade na exposição de suas ideias terá efeito muito superior ao dos modelos padronizados de redação de parágrafos, que tentam prever até mesmo a posição do “tópico frasal” (“frase-tema”) em cada um deles. Caso você deseje aprender todos os detalhes concernentes à redação de parágrafos, inclusive técnicas específicas para redação de parágrafos de abertura, de desenvolvimento e de conclusão, faça já sua matrícula em nosso curso online de redação! Nossos planos são flexíveis e você certamente encontrará uma opção adequada à suas condições financeiras e à sua disponibilidade de tempo.

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