Procurando dicas para escrever melhor?

Dicas de redação: demanda que cria a própria oferta

É imenso o número de pessoas que, quando querem descobrir como fazer alguma coisa, pesquisam o Google em busca de “dicas”. É claro que uma demanda desse tamanho encontra uma oferta correspondente, de modo que, a cada dia, multiplica-se o número de sites dedicados a fornecer “dicas” sobre todos os assuntos imagináveis.

Basicamente, o que todas essas pessoas estão procurando é uma regrinha simples que possam aplicar de imediato para resolver um problema rapidamente.

Aceite um conselho de amigo e não faça mais isso!

Dicas só são úteis para quem já sabe

Preste atenção: “dicas”, paradoxalmente, são úteis apenas para estudantes avançados e profissionais experientes. Se você já domina todos os principais fundamentos de um trabalho, você pode, sim, se beneficiar muito de uma “dica” que poupe tempo, esforço, riscos ou complicações desnecessárias.

Uma “boa dica” é, na verdade, uma solução elegante empregada por quem já sabe como fazer as coisas. Para o neófito, para o iniciante, para o público que só sabe as coisas de ouvir falar sem jamais tê-las estudado seriamente, as dicas são, na melhor das hipóteses, inúteis. Na pior, podem causar mais dano do que benefício.

Toda atividade complexa envolve a relação entre informações as mais diversas, de modo que sempre existirão casos em que as “receitas de bolo pronto” darão com os burros n’água. O profissional sempre se depara com casos em que a solução aplicável não é a mesma que usaria em casos semelhantes. Por exemplo, um médico pode atender, no mesmo dia, 10 pessoas que apresentam sintomas parecidos e receitar um tratamento diferente para cada uma delas.

Dicas de redação não ensinam ninguém a escrever

Quem pretende aprender a escrever bem em Língua Portuguesa precisa estar disposto a entender como e quando aplicar certos princípios da boa redação. Você precisa ter adquirido a capacidade de redigir fluentemente com correção, clareza e elegância antes que possa se beneficiar de dicas sobre vocabulário, frases, parágrafos e capítulos.

As dicas de redação que você encontrará pesquisando no Google referem-se sempre a detalhes. Mas você sabe que só podemos nos preocupar com os detalhes depois de completar o quadro geral. Não adianta se preocupar com os detalhes da pintura de uma parede que você ainda não terminou de construir!

Em vez de dicas, procure por métodos

Quando você precisar de informações sobre assunto que não conhece bem, que não domina em profundidade, experimente pesquisar no Google por “método” em vez de “dica”. Um método é uma sequência logicamente ordenada de etapas de execução de um trabalho, ao contrário das “dicas”, que são informações soltas, oferecidas a granel.

Ao pesquisar por “método de redação” em vez de “dicas de redação”, você estará no caminho certo para realmente aprender a escrever bem, deixando de depender de regrinhas que só se multiplicam menos do que os casos a que elas não são aplicáveis.

Ao adquirir o hábito de pesquisar por “métodos”, em vez de “dicas”, você começará a realmente a adquirir conhecimento que faz diferença e levará sua vida em direção ao sucesso.

Para matricular-se em um curso que aplica um método de redação de eficiência comprovada, clique neste link.

Aulas de Redação Online