Redação é Comunicação

Uma das primeiras ideias que preciso ensinar a todo estudante de Redação que se matricula neste curso é que “saber Gramática” não basta para quem deseja aprender a escrever. É uma preocupação “necessária”, mas não “suficiente”. Mais ainda: a interferência excessiva da preocupação com regras gramaticais durante o processo de criação do texto pode obstá-lo de forma irremediável.

Imagem mostra um lápis verde sobre papel reciclado de cor amarronzada.

Texto é comunicação. Escrever é, apenas e simplesmente, um meio de realizar sua intenção de dizer alguma coisa a outras pessoas. Imagem: Green Pencil On Brown Recycle Paper por khunaspix.

A Gramática não é um sistema dedutivo, isto é, um conjunto de regras a partir das quais seja possível deduzir um texto perfeito. A Gramática é um sistema indutivo, elaborado a partir dos textos redigidos pelos melhores escritores de cada idioma.

Não fosse assim, todos os professores de Gramática seriam ótimos escritores. Na prática, lendo os compêndios de Gramática redigidos pelos mais diversos autores, constatamos sem dificuldade que o texto da maioria, bem ao contrário, é irremediavelmente “chato”.

A “Gramática”, tal como se apresenta hoje em dia (já foi diferente em outras épocas) não se presta ao papel de guia para a produção de textos, limitando-se ao estabelecimento de um conjunto básico de regras de uniformização (isto é, de “unidade formal”) para evitar a desagregação do idioma.

A Gramática me informa se devo escrever “beringela” ou “berinjela”, mas não me esclarece se o beijo dela com sabor de berinjela recomenda uma escova de dentes ou se condena como uma péssima rima.

O trabalho do escritor é sintético. O trabalho do gramático é analítico.

O escritor é um faraó que constrói uma pirâmide. O gramático é um sacerdote que mumifica um faraó.

Não há comparação possível ou adequada entre o que hoje se “vende” como “Gramática” e a atividade do escritor.

Entenda o seguinte: Redação é comunicação.

Confira os diferentes significados do verbo “comunicar” no seu dicionário favorito e, em seguida, entenda que a frase “Redação é comunicação” permanece válida seja qual for o sentido adotado. Vejamos alguns:

1. Transmitir informação a alguém: Um texto sempre transmite algum tipo de informação a outra pessoa. Esta, aliás, é sua função mais elementar.

2. Conversar em busca do entendimento: Todo texto é dirigido a um leitor a quem se pretende influenciar de alguma forma, seja no nível da opinião, do entendimento, do sentimento, da apreciação estética, entre muitos outros.

3. Conectar lugares. Uma estrada de ferro, neste sentido, é um meio de “comunicação”, tanto quanto os canais que conectam vasos “comunicantes” nos problemas de Física. Um texto, neste sentido, realiza a “comunicação” entre duas mentes, entre dois corações, permitindo a transferência de conteúdos de um cérebro para outro.

4. Contagiar. Os textos são os maiores “vetores” de disseminação de ideias por contágio de que se tem notícia, tanto que os profissionais de mídia social buscam avidamente uma fórmula para tornar “virais” (contagiantes) os seus textos.

5. Anunciar, fazer saber. Num texto, o escritor anuncia, faz saber aos seus leitores (e potencialmente, ao mundo) seja o que for que exista em sua mente.

Entre muitos outros. “Redigir é comunicar” em todos os sentidos imagináveis.

Agora, responda-me: o que tem essas coisas a ver com a Gramática que nos ensinaram na escola?

Correto: absolutamente nada.

Para redigir um bom texto, você precisa da Gramática apenas para manter o padrão convencionado como “correto” em referência à Ortografia, à Concordância, à Regência, à Sintaxe, e assim por diante. Ao seguir o padrão gramatical, você se certifica de que:

  1. O leitor não terá dificuldade em entender o que você diz por uma simples questão formal;
  2. Ele não será distraído do conteúdo de seu texto por uma ou mais formas “erradas” nele presentes.

Em resumo, mantenha a seu lado pelo menos um bom compêndio Gramática enquanto estiver entregue à tarefa de redigir. Consulte-o sempre que necessário e decore todas as regras que puder. Mas jamais perca de vista o fato de que seu mais elevado objetivo é estabelecer comunicação com seu leitor, é dizer alguma coisa a outra pessoa. Primeiro, escreva o que quer dizer à outra pessoa, sem interromper o fluxo do pensamento. Somente após dizer tudo o que deseja é que você deve revisar o seu texto em busca da correção gramatical absoluta.

Aulas de Redação Online