Reler e reescrever: uma questão de respeito

A pessoas vêm a este curso online de redação porque desejam aprender a escrever. Mas alguns se surpreendem quando digo que 50% ou mais do ato de escrever consiste, em verdade, no trabalho de reescrever.

Como se escreve um texto, uma “redação”? Vejamos um passo a passo descritivo  – isto é, que não entra em detalhes quanto a motivos, razões, justificativas ou métodos:

Primeiro passo: Escreva, escreva, escreva, até o ponto final, sem se preocupar muito (sim, é preciso se preocupar um pouco!) com a forma que o texto está assumindo. Sua maior preocupação, neste primeiro passo, é registrar seus pensamentos.

Segundo passo: Leia novamente o seu texto, para detectar erros de Ortografia, bem como outros erros de Gramática.

Terceiro passo: Leia novamente o seu texto para melhorar o vocabulário. Sublinhe aquelas palavras mais genéricas, que podem levar o leitor a entender o contrário que você quis dizer. Consulte o dicionário e procure sinônimos melhores para as palavras que você mesmo escreveu.

Quarto passo: Leia novamente o seu texto e pense em formas melhores de redigir as frases. Procure problemas de sonoridade e resolva-os. Faça inversões, mude a sintaxe.

Quinto passo: Leia novamente o seu texto e procure melhorar sua forma de expressar-se. Adicione figuras de estilo. Melhore a divisão em parágrafos de acordo com critérios objetivos e inteligentes. Mude a ordem de entrada das ideias no texto. Divida as ideias complexas em tópicos. Acrescente gráficos, tabelas e ilustrações para sintetizar visualmente os aspectos mais difíceis de seu texto.

É claro que “faltaram passos” na lista acima. Foi apenas uma descrição rápida, com o objetivo de ressaltar que o elemento comum a todas as etapas que se seguem à primeira é “leia novamente o seu texto“.

A maior parte dos brasileiros escreve mas não lê o que escreveu, especialmente na internet. É principalmente por isso que, no Brasil, boa parte do conteúdo das redes sociais, dos fóruns online e das seções de comentários dos blogs e sites de notícias é, com o perdão da sinceridade, de leitura insuportável. Quando alguém se queixa, as reações “ofendidas” demonstram que, em última análise, essas pessoas não respeitam os seus leitores.

Cabe a você – a cada um de nós – agir de forma diferente. Respeite os seus leitores. Respeite os donos dos sites que abrem espaço para seus comentários. Respeite o ambiente comum da internet, evitando emporcalhá-lo com carradas de erros de ortografia, vocabulário chulo, expressões “da moda” que não dizem coisa alguma.

Principalmente, respeite a si mesmo. Todo texto que você publica é um sinal do seu autorrespeito, de sua autoestima – e do quanto você se esforça para ser respeitado e estimado. Respeite o esforço e o investimento que seus pais fizeram ao matriculá-lo numa escola. Respeite o esforço e o investimento que você mesmo fez ao frequentar essa escola, cumprir as tarefas, submeter-se a provas.

É muito fácil demonstrar esse respeito. Basta ler novamente o seu próprio texto antes de clicar em “Enviar”. Adquira o hábito de reler tudo o que escreve com o objetivo de corrigir os próprios erros e de melhorar a qualidade geral de seu texto.

Se você já tem o hábito de respeitar os leitores, está pronto para se beneficiar deste curso online de redação. Em todas as lições, você terá a oportunidade de ler novamente o seu próprio texto, em busca de soluções melhores, mais inteligentes, mais sonoras, mais eficientes. Você também exercitará exaustivamente a reescrita de trechos de textos de outras pessoas, corrigindo erros e criando suas próprias soluções.

Enfim, escrever é uma atividade para quem respeita os leitores e a si mesmo. Quando estiver pronto para começar, estarei pronto para ajudá-lo a conquistar definitivamente o respeito e a estima de seus leitores – basta fazer sua matrícula!

Aulas de Redação Online