Seis regras para obter sucesso em um curso de redação

Muitas das pessoas que se matriculam em um curso de redação se queixam de que continuam experimentando dificuldades para escrever mesmo após completar o programa. Embora o curso escolhido possa ter sua parcela de responsabilidade sobre esse resultado, é conveniente verificar se o estudante realmente cumpriu sua parte, efetuando todos os esforços imprescindíveis à absorção do conteúdo e das técnicas ministradas. Devemos sempre nos lembrar de que a redação de bons textos em Língua Portuguesa é uma atividade que une teoria e prática por meio da integração de conceitos à sua aplicação sob o olhar atento de um instrutor experiente e interessado no desenvolvimento de suas habilidades. Não basta assistir às aulas: é preciso fazer, praticar, exercitar-se, agir! No entanto, também não basta apenas praticar e agir: você precisa saber o que fazer, por que fazer e como fazer para conquistar o sucesso! Seguindo esse princípio, apresentamos a seguir 6 regras para garantir o máximo aproveitamento do seu curso de redação.

Mulher loura e sorridente com capacete de operário empunha uma marreta de cabo vermelho.

Não basta ter as ferramentas à mão: você precisa praticar o seu uso sob a orientação de um professor dedicado ao seu desenvolvimento. Fonte: “Woman With Hammer” by marcolm – Freedigitalphotos.net

Regra nº 1: Leia atentamente o texto da lição

Um curso de redação sempre envolverá o estudo de algum tipo de material para leitura, seja um livro ou uma apostila: afinal, só é possível ensinar redação a uma pessoa que saiba ler e entender o que leu! Portanto, mesmo que você esteja frequentando um curso presencial, não deixe de ler o material preparado pelo instrutor. O texto didático sempre contém instruções, observações, explicações e detalhes impossíveis de abordar em sala de aulas. Além disso, a leitura facilita a memorização e estimula a imaginação, forçando você a raciocinar sobre os assuntos em estudo e aumentando o aproveitamento geral da parte teórica e conceitual.

A leitura das lições do curso escolhido também tem outra vantagem: ao examinar atentamente o texto redigido pelo seu instrutor, você descobrirá rapidamente se ele sabe ou não fazer o que pretende ensinar a você. Não se iluda: a Redação é um campo de conhecimento em que só quem sabe fazer está apto a ensinar!

Regra nº 2: Certifique-se de que entendeu o que leu

Ler um texto e “achar” que o entendeu sem, de fato, ter entendido coisa alguma, é pior do que não lê-lo. Um entendimento defeituoso pode acompanhá-lo durante anos, transformando-se em um hábito difícil de abandonar quando você finalmente descobre qual era o entendimento correto.

O primeiro passo para assegurar-se de que entendeu corretamente um texto é sublinhar TODAS as palavras desconhecidas e consultar seu significado em pelo menos um bom dicionário. Caso o dicionário apresente diversas definições para a palavra consultada, compare-as com o texto até entender qual foi o sentido pretendido pelo autor. Caso as definições do dicionário não resolvam totalmente suas dúvidas, pesquise as palavras desconhecidas em enciclopédias ou em publicações especializadas. O importante é vencer o vício de correr os olhos sobre um texto e “entendê-lo mais ou menos”. Sempre parta do princípio de que, ou você entendeu tudo, ou não entendeu nada!

Regra nº 3: Leia e entenda o enunciado dos exercícios

Por algum motivo cuja compreensão me escapa por completo, alguns professores gostam de incluir “pegadinhas” nos enunciados dos exercícios. Em primeiro lugar, não creio que o enunciado de um exercício – especialmente um exercício constante em uma prova – seja o lugar certo para fazer piadas e plantar armadilhas. O estudante, ao fazer um exercício, estará concentrado, um pouco tenso e, provavelmente, ligeiramente ansioso. Ele está ocupado tentando aprender algo que não sabe. Sua atitude é séria. Uma “pegadinha”, nesse contexto, tem grande chance de não ser percebida.

Em segundo lugar, qual o propósito didático, educativo, de uma “pegadinha”? Na melhor das hipóteses, o professor avaliará no estudante apenas a sua capacidade de reconhecer essas inadequadas manifestações de humor fora de hora, uma habilidade completamente irrelevante nos contexto de um curso de redação e na maioria das atividades profissionais.

Finalmente, aquilo que se convencionou chamar de “pegadinha” é, linguisticamente, a redação de um texto ambíguo com a finalidade de induzir ao erro. Definitivamente, uma péssima prática de redação!

De todo modo, as “pegadinhas” estão em toda parte, em todos os cursos, apostilas e provas de concursos. Por isso, certifique-se de ler e entender o que pede o enunciado, eliminando toda a ambiguidade.

Regra nº 4: Faça o que o enunciado pede, tudo o que enunciado pede e apenas o que o enunciado pede

O aspecto mais importante de entender corretamente o enunciado de um exercício é descobrir o que o instrutor, professor ou examinador deseja que você faça. Se você sempre fizer exatamente o que foi pedido no enunciado, terá sempre aproveitamento máximo de seus exercícios.

Sugerimos que você sempre faça “tudo” o que o enunciado pede, mas “apenas” o que o enunciado pede. O motivo é simples. Todo exercício de um curso de redação é formulado com a finalidade de ensinar, treinar ou desenvolver uma habilidade fundamental, que você aplicará nos textos que redigirá em sua vida. Deste modo, você deve se concentrar totalmente em dominar a habilidade para a qual o exercício foi concebido.

Ainda que, em outras áreas da vida, seja importante e útil “fazer mais do que é pedido”, recomendamos que você não disperse sua atenção procurando ser “criativo” na interpretação dos enunciados, para não diluir o seu treino em esforços que não beneficiarão o aprendizado da habilidade principal. A melhor recomendação é, sempre: siga à risca as instruções do enunciado, reservando a criatividade para o momento em que for redigir um texto original.

Regra nº 5: Estude as correções e comentários do professor

A maior vantagem de um curso de redação, seja presencial ou à distância, é a orientação personalizada que só pode ser oferecida por um professor. O professor deverá proceder à correção detalhada dos exercícios, incluindo não só a identificação dos “erros”, mas critérios objetivos para entender a correção, explicações teóricas ou conceituais indispensáveis ao entendimento da correção, indicação de opções para melhorar e, eventualmente, exercícios extras para reforçar os pontos não muito bem absorvidos pelo estudante. Esses comentários são a parte mais valiosa de todos os cursos de redação: prestigie, valorize e leve a sério esse esforço, procurando incorporá-los à sua técnica.

Regra nº 6: Aplique os conceitos aprendidos aos seus próprios textos

Um curso de redação pode incluir muita teoria mas o objetivo final é sempre decididamente prático: ao final do curso, você deverá estar capacitado a redigir bons textos em Língua Portuguesa com muito mais desenvoltura do que antes de matricular-se. A única maneira de obter esse resultado é aplicar os conceitos, técnicas e habilidades aos textos que você precisa redigir em seu dia a dia.
Seja num simples e-mail pessoal dirigido a um amigo, numa prova da escola ou faculdade, ou nos relatórios que você redige em seu local de trabalho, esforce-se sempre para lembrar-se das técnicas e habilidades aprendidas e aplicá-las à sua situação real. Somente agindo desta forma essas técnicas e habilidades tornar-se-ão parte de você, capacitando-o a usá-las de forma automática para produzir textos de nível cada vez melhor.

Conclusão

Aprender a redigir bons textos em Língua Portuguesa é um objetivo cuja concretização requer esforço bem maior do que o de assistir a uma aula expositiva ou de ler superficialmente as instruções de uma apostila ou de um livro. Leve a sério as lições, lendo-as com atenção e certificando-se de que entendeu todas as explicações e exemplos. Fique atento aos enunciados dos exercícios e siga-os à risca, evitando dispersar sua atenção da habilidade principal que constitui o objeto do exercício. Valorize as correções e comentários do professor, pois neles você encontrará a orientação personalizada para resolver as suas dificuldades específicas. Finalmente, tenha coragem de aplicar os conceitos do curso aos desafios reais de produção de textos que você enfrentará em sua vida.

Se você estiver pronto para seguir todas essas regras para obtenção de sucesso em um curso de redação, em que contará com a orientação de um instrutor experiente e comprometido em ajudá-lo a realizar o seu potencial como autor de redações de alto nível, faça já sua matrícula neste curso online de redação. Nosso curso segue todos os princípios estabelecidos neste artigo e você conta com três planos de curso bastante flexíveis, para que você escolha o mais adequado à sua disponibilidade de tempo para estudo e às suas possibilidades financeiras.

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