Aprenda a escrever bem lendo por diversão

Ler por diversão ajuda muito a aprender a escrever bem e, de quebra, ensina a Gramática “por osmose“. O fato de que você esteja se divertindo – isto é, proporcionando prazer a seu cérebro – elimina as resistências que nos impedem de absorver informações quando estamos estudando “por obrigação”.  Lendo por diversão você absorve o estilo do autor, o seu vocabulário, suas soluções sintáticas e o uso inteligente da Gramática. Em última análise, quem alimenta o hábito de ler por diversão começa a PENSAR em linguagem literária, de modo que a tarefa de escrever bem se torna cada vez mais fácil.

"Young Kid Sitting On Stack Of Books And Reading" por stockimages. Fonte: Free Digital Photos.

“Young Kid Sitting On Stack Of Books And Reading” por stockimages. Fonte: Free Digital Photos.

É por isso que digo a todos os alunos deste curso: divirta-se enquanto estiver fazendo os exercícios! Escreva coisas ridículas, faça piadas, invente situações absurdas. Depois, caso se sinta envergonhado, basta apagar essas pequenas bobagens, porque eu só vou acessar a lição quando você me avisar que está pronta. Além disso, você sempre poderá ver quando eu estiver online, já que o Google Docs cria um ícone bem chamativo para indicar a presença de outro visitante.

Se você puder reservar uma hora por dia para ler qualquer obra de literatura sem nenhum outro objetivo além da pura diversão, esse hábito fará um bem enorme a você.

É difícil indicar obras literárias sem conhecer o gosto de cada um, mas sempre recomendo, para os iniciantes, os seguintes autores:

1. A obra de Júlio Verne,composta em grande parte por narrativas curtas, de leitura rápida e ação frenética, é um bom ponto de partida para adquirir o hábito de ler por prazer.

2. De Monteiro Lobato, as aventuras do Sítio do Pica-pau Amarelo (sim, ele escrevia “Pica-pau”, com hífen!) são um primor de tão bem escritas, além de muito divertidas.

3. As crônicas e contos de Stanislaw Ponte Preta também são uma fonte infindável de inspiração e gargalhadas.

4. Os contos de Machado de Assis são obrigatórios, sempre muito espirituosos. Alguns romances de Machado têm uma linguagem meio “pesadona”, por isso sempre recomendo que o estudante comece pelos contos. Os meus favoritos são “As Academias de Sião“,  “A Igreja do Diabo” e “Teoria do Medalhão“. Você encontra as obras completas de Machado de Assis disponíveis para download gratuito.

5. Os romances de Lima Barreto, Jorge Amado e João Ubaldo Ribeiro são muito bons como introdução a leituras de maior fôlego. Não deixe de ler também alguns romances de Machado de Assis!

6. Daí para frente, leia qualquer coisa que seja bem escrita e que ajude você a passar boas horas entretido com uma história interessante. Um de meus autores preferidos é Dostoieviski, de quem recomendo especialmente a obra “Crime e Castigo”. No contexto brasileiro, o teatro de Nelson Rodrigues tem ótimos diálogos que ajudam a apurar o ouvido para a linguagem oral em Português do Brasil.

Enfim, você já tem, na lista acima, indicações para 1 ou 2 anos de leitura a base de 1 livro por semana, se quiser ler apenas as obras principais de cada autor recomendado – divirta-se!

Aulas de Redação Online