Vocabulário: quantidade e qualidade, extensão e profundidade

É praticamente infalível: uma discussão sobre qualquer tema que  envolva “quantidade” será encerrada com uma das partes sentenciando, convicta da justeza de seu temperante julgamento: “o importante não é a quantidade, mas a qualidade”!

Ledo engano, diria o bardo!

Se você não conhece qualquer das palavras destacadas nas linhas acima, não se preocupe: basta clicar nos links e uma nova aba se abrirá em seu navegador. Nela, você poderá ler a definição da palavra desconhecida em um excelente dicionário online.

A verdade é que, se você tem acesso à internet, não está mais escusado por manter um vocabulário pobre! Grassam versões online de dicionários tradicionais como o Aulete e Houaiss, além de dicionários desenvolvidos especialmente para a internet, como o Wikcionário.

Se você quer aprender a escrever bem, seu primeiro passo é fazer amizade com o dicionário. Como disse o poeta Pablo Neruda na abertura de seu poema “Ode ao Dicionário”, reproduzido nas páginas introdutórias ao tradicional “Dicionário Aurélio”:

Original Nossa tradução
Diccionario, no eres
tumba, sepulcro, féretro,
túmulo, mausoleo,
sino preservación,
fuego escondido,
plantación de rubíes,
perpetuidad viviente
de la esencia,
granero del idioma.
Dicionário, não és
tumba, sepulcro, féretro,
túmulo, mausoléu,
mas preservação,
fogo escondido,
plantação de rubis,
perpetuidade vivente
da essência,
celeiro do idioma.

Opa! Não entendeu algumas das palavras do poema? Tranquilize-se! Os dicionários online gratuitos estão aí para isso mesmo!

A verdade é que, pelo menos no que concerne ao vocabulário, a “qualidade” e a “quantidade” estão intrinsecamente relacionadas. O “tamanho” ou “extensão” do seu vocabulário — isto é, o número de palavras cujo significado você conhece — decide o quanto os seus textos oferecerão ao leitor uma experiência rica e surpreendente… Ou monótona e repetitiva.

Em termos simples: se você conhece apenas cerca de 1200 palavras e precisa escrever um texto com 2000, não lhe restará opção além de repetir obsessivamente as mesmas palavras para expressar as ideias mais diversas.

Não se iluda: a qualidade de um texto também é consequência direta da extensão do seu vocabulário!

Além da extensão, podemos dizer que o vocabulário também apresenta outra dimensão de qualidade: a profundidade. A noção de “profundidade” do vocabulário expressa o quanto você está familiarizado com os diferentes significados de cada palavra que você conhece.

Uma pessoa que tem o vocabulário “profundo” é capaz de escolher com máxima precisão a palavra certa para cada ideia. Essas pessoas não se iludem com a facilidade aparente de escolher uma palavra, elas mergulham no significado, exploram os diferentes sentidos, recorrem à etimologia — o estudo da origem das palavras — pesquisam exemplos de uso por bons escritores, exploram enciclopédias e dicionários especializados, até adquirir a certeza de que realmente sabem com exatidão que ideias podem ou não ser expressas usando cada palavra do seu vocabulário.

É evidente que a aquisição de um vocabulário extenso e profundo é tarefa a ser cumprida diariamente ao longo de anos. Se você ainda não chegou lá, precisa começar agora a sua caminhada.

No primeiro mês do curso online de redação, vamos ensinar a você diversas técnicas para ampliar dramaticamente a extensão e a profundidade de seu vocabulário no prazo mais curto possível.

Se você seguir nossas instruções à risca, com disciplina e um desejo ardente de aprender, você poderá ampliar o seu vocabulário em pelo menos 900 palavras durante os próximos 6 meses.

Nós orientaremos você passo a passo nessa caminhada, durante toda a duração do curso, provendo o incentivo e a orientação de que você necessita para obter o sucesso no seu objetivo de escrever bons textos em Língua Portuguesa.

Basta fazer agora a sua matrícula para começar imediatamente a ampliar a extensão e a profundidade de seu vocabulário. Vamos em frente!

Aulas de Redação Online