Atenção ao enunciado!

Todo professor pode testemunhar que um dos erros mais frequentes encontrados durante a correção de provas e exercícios é a desobediência ao enunciado da questão. Em termos simples, o enunciado pede uma coisa e o estudante faz outra, um erro que se torna ainda mais doloroso quando o estudante redige uma resposta perfeitamente correta… Para o exercício errado!

É extremamente importante ler atentamente o enunciado para entender o que o examinador espera de você. Por exemplo, muitos anos atrás, participei de um concurso em que disputava uma vaga de emprego numa universidade junto com mais 17 candidatos.

Isso mesmo: o vencedor teria de vencer nada menos do que 17 concorrentes!

Mais: eu era bastante jovem − 24 anos − e, meus concorrentes, todos experientes professores de universidades particulares. Eu sabia que meu modesto currículo não seria capaz de vencer a experiência de meus competidores… Mas não foi necessário porque nada menos do que 16 concorrentes foram eliminados logo na primeira etapa, a prova escrita!

Eu fui um dos aprovados na prova escrita. O outro candidato aprovado era ainda mais jovem do que eu, tendo apenas 23 anos!

Durante os 14 anos seguintes, fui professor dessa universidade e, nesse período, tive oportunidade de perguntar ao presidente da banca examinadora qual fora o motivo da eliminação em massa.

Resposta: “Você e o outro candidato foram os únicos que responderam à pergunta do enunciado. Todos os outros começaram a escrever tudo o que sabiam sobre o assunto, mas se esqueceram de responder à pergunta”.

Uma lição para a vida! Aprenda-a você também!

Aulas de Redação Online