Como adquirir a habilidade de escrever bem

Ao longo do desenvolvimento deste método de ensino de Redação, uma das ideias fundamentais, mantidas sob foco constante, foi a intenção de atender a um estudante que deseja adquirir a habilidade de escrever bem – isto é, a capacidade de de “redigir com competência”, uma tarefa prática destinada a produzir resultados objetivos, visíveis, palpáveis, mensuráveis. Destarte, entendemos, desde o início, que o nosso método de ensino de Redação, para ser eficaz, deveria orientar-se mais à execução, isto é, à aplicação prática dos princípios, do que à sua análise ou memorização.

Foto por Jeremy Bishop mostra surfista sobre uma onda como metáfora da habilidade de escrever bem

Escrever é uma habilidade prática, tanto quanto o surfe. O escritor, tanto quanto o surfista, pode até dominar todos os conceitos e teorias, mas se não souber como aplicá-las na prática, não permanecerá de pé por mais do que alguns décimos de segundo  – Foto: Surf, por Jeremy Bishop.

Um método orientado para a habilidade de escrever

Em palavras simples, o estudante de um eficiente curso de redação deve ser induzido a concentrar-se mais nos métodos de escrita, nas vantagens e desvantagens dos diferentes meios de dizer o que deseja, nas opções disponíveis para cada caso, do que na simples repetição mecânica de fórmulas ou padrões. Não haverá necessidade de incluir dezenas de exercícios repetitivos em cada lição, agregando artificialmente mil dificuldades e complicações, pois o próprio estudante se encarregará de experimentar os princípios da boa comunicação escrita aplicando-os aos próprios textos.

Os estudantes que se matriculam neste curso de redação têm o objetivo de aprender a escrever bem, não de “aprender um macete para tirar a nota mínima e passar de ano”. Pessoas com esse perfil precisam de conhecimento imediatamente aplicável, de opções para experimentar e testar a cada caso, além de critérios objetivos para pô-las em prática.

O estilo de explicação mais útil a quem deseja adquirir a habilidade de escrever sempre será ao estilo “Quando você quiser dizer tal coisa, é melhor usar esta técnica aqui; já quando quiser dizer o oposto, é melhor usar esta outra”. Cada aula deste curso de redação acrescentará à sua “maleta de habilidades de escrita”, uma ferramenta que você saberá quando e como usar competentemente.

Ora, ferramentas só valem quando são úteis ao seu dono. Portanto, trate de usá-las em todas as oportunidades!

Três regras práticas para adquirir a habilidade de escrever bem

Os pontos-chaves para o sucesso do estudante são três:

  1. Entender a aplicação dos princípios. O objetivo é capacitar o estudante a reconhecer por si mesmo, de modo automático, quando uma forma de escrever será mais adequada do que outra, libertando-o da dependência de um “professor de redação” para responder a suas dúvidas.
  2. Aplicar os princípios para corrigir e melhorar textos de outras pessoas. O exercício de reescrever textos de terceiros é extremamente importante, pois você desfrutará de completa objetividade para apontar defeitos e sugerir melhorias.
  3. Aplicar os princípios para corrigir e melhorar os próprios textos. Este é o objetivo final, o teste definitivo do sucesso deste curso de redação. Se o aluno, ao completar o curso, adquiriu independência suficiente para revisar os próprios textos, corrigindo os seus erros e aplicando todas as melhorias cabíveis, ele nunca mais em sua vida necessitará de outro “curso de redação”!

A partir do momento em que assistir à primeira aula deste curso de redação, você buscará ativamente oportunidades de aplicar todos os princípios nela abordados, seja a seus próprios textos, seja aos textos de outras pessoas. Desse dia em diante, você deixará de ser um leitor passivo, que simplesmente absorve o que está escrito, para tornar-se o que chamo de um “leitor-escritor”: você lerá todos os textos que caírem em suas mãos como se corrigisse um rascunho de sua própria autoria!

Como adquirir a habilidade de escrever bem tornando-se um leitor-escritor

Veja alguns exemplos de  perguntas que um leitor-escritor deve dirigir a si mesmo toda vez que ler um livro, uma revista, um jornal, um blog ou uma “redação” de autoria própria:

  • sinônimos mais adequados para estas palavras-chaves?
  • É possível melhorar algumas frases alterando ligeiramente sua estrutura sintática?
  • Será que o texto ficaria mais claro caso eu alterasse a ordem de alguns parágrafos?
  • As explicações, definições e conceitos estão claros o bastante ou ainda restam algumas ideias obscuras?
  • O autor procedeu à apresentação dos fatos com justiça e objetividade?
  • Os argumentos obedecem aos princípios da Lógica?

E assim por diante. O leitor-escritor, em busca do aperfeiçoamento contínuo de sua habilidade de escrever, fará de toda leitura um exercício útil e divertido de tudo o que terá aprendido neste curso de redação.

Caso você tenha o perfil do estudante a quem este curso se destina, isto é, seja movido pelo sincero desejo de adquirir a habilidade de escrever bem, faça já sua matrícula neste curso online de redação.

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