Como escrever para influenciar os líderes

Olavo de Carvalho ao lado de Jair Bolsonaro em jantar nos EUA

O influente escritor Olavo de Carvalho ao lado do presidente Jair Bolsonaro em jantar nos Estados Unidos.

Ainda sobre aquela dica de redação fajuta, tão imortal quanto os vilões de filmes de terror – “Escreva frases curtas” – gostaria de lembrar, primeiramente, que a frase é apenas um componente do texto, uma variável em um complexo que inclui vocabulário, parágrafos, ideias e, o elemento-chave, sempre esquecido, chamado LEITOR.

Frases curtas poderiam ser mais eficazes apenas para leitores de baixíssima instrução, não fosse um problema elementar: pessoas de baixíssima instrução não leem, não gostam de ler e, portanto, o melhor caminho para chegar até elas não é o texto, mas o vídeo. Se você pretende ganhar a vida escrevendo, precisa ter em mente pessoas que sabem ler e gostam de fazê-lo. Ora, uma pessoa que gosta de ler aprecia boas frases, entediando-se rapidamente diante de textos que não passam de uma sucessão de “tuítes” (“tweet”), de frasezinhas ao estilo “vovó viu a uva”.

Frases curtas, estritamente falando, são aplicáveis apenas a certas situações muito específicas, como tuítes, slogans, títulos, memes, em que o redator dispõe apenas de um número limitado de caracteres para trabalhar, porque o objetivo desse tipo de mensagem é constituir um comando hipnótico para o leitor. A intenção é “gravar” uma mensagem na mente do leitor sem que ele dedique tempo para analisá-la, questioná-la e compreendê-la em profundidade. O que se espera, nessas situações, é apenas uma resposta emocional ou comportamental imediata, semelhante à esperada de cachorros diante comando do adestrador: Sente! Deite! Role! Ataque! Quieto!

Se o objetivo de seu texto, por outro lado, é exercer influência sobre líderes e influenciadores, especialmente aqueles que estejam mais próximos ao topo da “cadeia alimentar” em empresas, órgãos governamentais e outros tipos de organizações de grande porte, você não concretizará esse objetivo com frases curtas ao estilo dos tuítes, memes e slogans publicitários!

Basta ler o texto de alguns dos maiores influenciadores da web, que mantêm páginas com longos blocos de texto e frases muito mais longas do que o recomendado pelos disseminadores de “dicas de redação”. A Wikipédia é um exemplo cabal, um dos sites mais acessados do mundo, fonte de informação e conhecimento para milhões de pessoas, cujas páginas contêm textos e frases longas.

No âmbito da literatura empresarial voltada para os líderes das maiores empresas do mundo, a McKinsey Quarterly, a Harvard Business Review, a Forbes, entre tantos outros, fogem completamente à regra de “textos curtos e frases curtas”, porque se dirigem a pessoas que simplesmente não estão dispostas a pautar suas decisões com base em memes e tuítes!

Um bom exemplo nacional é o jornalista Reinaldo Azevedo, que se tornou um dos blogueiros mais lidos e influentes do país escrevendo textos longuíssimos para os padrões da web nacional, com preocupação zero quanto à redação de frases longas e vocabulário relativamente sofisticado em relação à média nacional.

Mas, se é para falar em brasileiros influentes, não podemos deixar de mencionar os artigos de Olavo de Carvalho, que escreve corriqueiramente frases com 40 palavras ou mais e cuja influência, hoje, estende-se até ao presidente da república. Analise o parágrafo abaixo, publicado em seu perfil no Facebook:

“O típico imbecil do nosso tempo não é assim chamado por ser simplesmente um imbecil que por coincidência nasceu em determinada época e não em outra; não o é nem mesmo por haver uma ligação íntima entre a nossa época e a sua imbecilidade – embora essa ligação sem dúvida exista –, mas porque o sentimento de pertencer a essa época, ao famoso ‘nosso tempo’, constitui de certo modo o núcleo e o ponto forte do seu modo de ser imbecil. Com efeito, o que o caracteriza e define, distinguindo-o de todos os demais imbecis que já passaram por este mundo em outros séculos, é a sua total incapacidade de desligar-se mentalmente, por uma fração de segundo, das crenças e hábitos vigentes na nossa época, e de tentar ver as coisas como os homens do passado as viram ou como os do futuro poderão vê-las quando chegarem a este planeta. Tudo, de fato, ele enxerga e julga segundo o que aprendeu das duas autoridades supremas cuja fé pública inabalável molda e define o ‘nosso tempo’: a mídia e a escola – duas entidades que têm, entre outras propriedades maravilhosas, a de jamais discordar entre si. Tão intensa e profunda é a devoção que o imbecil contemporâneo tem ao ‘nosso tempo’, que chega a ver nele virtudes e poderes que antigamente se atribuíam a Deus. ‘Nele vivemos, nos movemos e somos’, murmura ele em seu coração, orgulhoso de nada ser além de produto, criatura e filho de tão excelsa entidade, à qual deve não somente a existência, mas também a essência.”

Um parágrafo. Cinco frases. 259 palavras. Média: 51,8 palavras por frase. No momento em que escrevo este artigo, o Facebook informa que essa publicação obteve mais de 3.500 curtidas, 753 compartilhamentos e 71 comentários.

Agora analise o texto, palavra por palavra, e confira se há alguma entre elas que seja inútil, irrelevante ou, de outra forma, dispensável para transmitir a ideia.

Não há.

Você pode discordar das ideias do texto. Você pode até mesmo odiá-las. Mas precisa admitir que essas cinco frases são perfeitas segundo o critério de incluir apenas palavras relevantes que apresentamos no artigo anterior.

É esse o tipo de texto que influencia as pessoas que sabem e gostam de ler – especialmente, os líderes: textos em que cada palavra contém uma ideia e contribui inequivocamente ao desenvolvimento da ideia maior que se deseja transmitir.

Se você pretende escrever apenas comandos hipnóticos para um público iletrado, recomendo que você aprenda a redigir roteiros para vídeo. Mas se você pretende exercer influência sobre líderes, aprenda a redigir frases que veiculem ideias, sem preocupar-se com o número de palavras. Caso precisar de ajuda nesse processo de aprendizagem, dirija-se à página de matrícula deste Curso Online de Redação.

Aulas de Redação Online