Como escolher um tema para sua redação livre

No artigo intitulado “Como desenvolver bem o tema de sua redação“, explicamos algumas técnicas de desenvolvimento de textos partindo do pressuposto de que o tema estaria previamente dado, por exemplo, pré-definido pelo seu professor ou editor, pelo enunciado de uma questão discursiva de concurso, pelas linhas de pesquisa de seu programa de pós-graduação, ou alguma situação semelhante. Esse tipo de caso é relativamente fácil de resolver, pois você precisa apenas concentrar na escolha de uma abordagem, não sendo necessário “inventar um assunto” a partir do nada.

Entretanto, a experiência demonstra que há diversas situações em que se pode ser instado a redigir um texto a partir de um tema de sua própria escolha. Muitas vezes, essas situações representam uma boa oportunidade de mostrar suas habilidades como escritor ou seus profundos conhecimentos em um campo específico, aumentando suas chances de progresso acadêmico ou profissional. Veja a seguir algumas opções bastante eficazes para escolher livremente um tema de redação capaz de mobilizar seu interesse como autor e cativar a atenção de seus leitores.

1 – Escolha um assunto sobre o qual você não saiba muita coisa, sendo necessário pesquisar para descobrir. Os melhores artigos e textos trazem em seu bojo o entusiasmo do autor pela descoberta de informações interessantes durante a pesquisa. A novidade elimina aquele sabor de café ralo que surge quando a redação não passa de uma recompilação de “mais do mesmo”.

2 – Prefira temas que abordem assuntos concretos em vez de temas abstratos. Exemplos: Em vez de “Política”, escreva sobre a vida de um político; em vez de “Arte”, pesquise a obra de um artista; em vez de “Filosofia”, procure saber mais sobre o lugar e a época em que viveu um filósofo; e assim por diante. É mais fácil capturar o interesse do leitor quando ele se identifica com as pessoas e situações concretas abordadas em sua redação.

3 – Alguns dos temas mais interessantes são relacionados a coisas de que você gosta, usa ou mantém contato diário. Por exemplo:

  • Você gosta de batatas fritas industrializadas? Como é produção dessas batatas? Como são descascadas? Como são cortadas? Como se adiciona o sal? Como é feita a fritura? Como se faz para escorrer o óleo da fritura numa fábrica? Como são colocadas dentro daquele saquinho plástico? Como ele é fechado?
  • Você gosta de refrigerantes? Quais são os ingredientes dos refrigerantes? Por que eles levam gás? Como o gás é adicionado? Como se faz a mistura dos outros ingredientes? Que tipo de água é utilizada? Como se faz para engarrafar o refrigerante? E o enlatamento, como é feito?
  •  Você usa papel para escrever? Como é feito o papel? Como se extrai a matéria-prima? Como é transportada até o local de produção? Que tipo de transformações essa matéria-prima precisa sofrer na fábrica? Como é feito o corte do papel em folhas e resmas? Como são adicionadas as linhas de pauta?
  • Você usa canetas esferográficas? Como elas funcionam? Quando foram inventadas? Elas funcionam com que tipo de tinta? Qual o material usado na sua fabricação? Como é feita a injeção de tinta naquele tubinho estreito?
  • Você mora numa casa ou edifício que, obviamente tem um telhado. Que tipo de telhado foi usado na construção de sua casa ou edifício? Quantos e quais são os diferentes tipos de telhado? Quais são os diferentes tipos de telha? De que são feitos? Quais são as vantagens e desvantagens de cada um? O mesmo tipo de telhado que é usado num país tropical onde chove muito pode ser usado em países que sofrem com nevascas? Sim ou não? Por quê?
  • De que são feitos os pneus de seu carro? Qual a matéria-prima e como é extraída? Como são fabricados? Quando esse processo foi inventado e por quem? Quais são as qualidades de um bom pneu?
  • Você está digitando num teclado que tem as letras todas misturadas numa ordem estranha: “qwertyuiop“, etc. Quem inventou essa ordem? Por que foi inventada? Por que esse padrão persiste até os dias de hoje?

4 – Depoimentos, testemunhos e entrevistas com pessoas reais sempre atraem o interesse. Lembre-se de “fazer o dever de casa” antes de se encontrar com a pessoa de quem coletará o depoimento, pesquisando o assunto previamente e formulando as perguntas com antecedência. Uma dica importante é jamais perguntar o que você poderia descobrir sozinho pesquisando no seu motor de buscas favorito! O que você quer obter é a opinião, a vivência, a experiência, o conhecimento ou o sentimento exclusivos daquela pessoa, não uma resposta padronizada que um estudante calouro poderia recitar de cor.

Qualquer um dos métodos expostos tem potencial para resultar em uma redação tema livre muito interessante para você e seus leitores. O importante é que você sempre tenha em mente que sua função, como escritor, é comunicar ideias novas, interessantes e estimulantes para seu leitor. Se você caprichar bem na escolha de um tema livre, terá grande possibilidade de sucesso nessa tarefa.

Aulas de Redação Online